Quando fazer a primeira inseminação na novilha?
Postado em: 13/08/2020 | 1 min de leitura
Escrito por:
O futuro produtivo de qualquer fazenda leiteira depende da boa criação de novilhas. Uma das formas de melhorar a produtividade nessa categoria é através da inseminação artificial. A inseminação artificial ajuda a aumentar o número de novilhas geneticamente superiores disponíveis para reposição e venda. Além disso, outros benefícios podem ser alcançados com essa prática, como:
- maior taxa de concepção aumenta o valor do sêmen;
- facilidade de parto;
- controle da transferência de doenças reprodutivas;
- segurança;
- criação controlada;
- melhores registros e datas de parto precisas.
O resultado final é que a IA de novilhas coloca o produtor de leite em uma posição em que tem muitas novilhas geneticamente superiores disponíveis para reposição e venda.
Porém, um dos principais desafios da criação de novilhas é reduzir a idade ao primeiro parto sem comprometer o desempenho futuro. Isso porque existe uma relação entre ganho de peso durante o desenvolvimento e produção futura.
Confira no vídeo abaixo a professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Ricarda Maria dos Santos, explicando essa relação:
Esse vídeo faz parte do curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, Quando fazer a primeira inseminação na novilha?
O curso explica de forma sucinta os fatores que interferem na tomada de decisão de qual é o momento correto de se fazer a primeira inseminação em novilhas.
O curso pode é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui e veja como assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082