Manejo da cama de areia em fazendas leiteiras: o que você precisa saber - Parte 2
Postado em: 23/08/2021 | 4 min de leitura
Escrito por:
O artigo anterior enfocou a vantagem da cama de areia e a escolha da qualidade da areia. Areia limpa e profunda tem sido associada aos melhores resultados na saúde do gado, limpeza, tempo de descanso e preferência das vacas. No entanto, os produtores precisam considerar os aspectos práticos logísticos na reciclagem e manutenção do sistema de areia. Este artigo se concentrará no manejo de cama de areia, manejo de dejetos e recuperação de areia.
Manejo da cama de areia
As vacas arrastam areia contaminada com fezes e outros resíduos para fora das baias diariamente. Portanto, é necessário reabastecer a baia com areia fresca a cada 12-14 dias com areia adicional entre esses dias para evitar que o meio-fio se projete. A areia total necessária em uma fazenda nos Estados Unidos é de 20 a 25 kg por baia por dia, o que equivale a 7,3 a 9,1 toneladas por baia a cada ano.
A profundidade da cama e a concavidade da porção intermediária da areia influenciam a produtividade geral e o bem-estar da vaca. Areia fresca ou reciclada colocada nas baias não é compacta até que a vaca pise e deite nela. A areia compactará mais no primeiro dia após a colocação de areia nova ou reciclada devido à quantidade de ar na areia. Drissler (2010) descobriu que os tempos diários de descanso eram 1,15 horas mais curtos em baias com a menor quantidade de cama e para cada redução de 1 centímetro na cama, as vacas gastavam 11 minutos a menos deitadas. Um aumento na concavidade por um período prolongado causará claudicação e lesões nos jarretes em vacas. A areia deve ser raspada para reduzir a concavidade. Araneda et al. (1970) obtiveram uma correlação de que para cada 2,5 centímetros que a areia é comprimida, a possibilidade de uma lesão grave no jarrete aumenta em 1,08 vezes. Se um fazendeiro estiver usando uma minicarregadeira no free stall, um pequeno cultivador pode ser colocado ao lado dele para soltar as camadas de areia compactada. Quebrar as camadas pode ajudar a reduzir a quantidade de areia nova ou reciclada necessária e ajudar a reduzir a umidade da areia. Foi demonstrado que, em média, as vacas irão dormir mais 4 horas todos os dias quando tem acesso a uma superfície seca.
=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Confinamento em free stall: como projetar e executar um sistema adequado. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Confinamento em free stall: como projetar e executar um sistema adequado. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Manejo de esterco
O esterco carregado de areia é uma mistura de dois materiais diferentes, esterco e areia. Uma vez que a areia tem menor capacidade de absorção do que a cama orgânica, o manejo do estrume deve ser considerado com cuidado. É mais fácil limpar o piso da instalação do free stall com uma lâmina raspadora de borracha montada em uma minicarregadeira ou trator agrícola pequeno quando forrar com areia, pois o raspador de borracha é durável e pode suportar a natureza abrasiva da areia.
Outros métodos atualmente utilizados incluem limpeza com jato de água. No entanto, o volume de água necessário para garantir a remoção adequada de esterco do chão é algo a se considerar. O comprimento, a largura e a inclinação do galpão, bem como o tamanho dos grãos de areia determinam o volume de água necessário neste processo. A remoção completa do componente de esterco é essencial para limpar a instalação, mas a areia residual deixada é aceitável, pois aumenta a tração. A lavagem normalmente é feita quando as vacas estão na sala de ordenha, quando as baias estão livres. Uma inclinação de 2,5 a 4% (inclinação ideal de 3%) é aconselhável para obter uma descarga ideal quando for usado cama de areia.
Recuperação de areia
Dois métodos de separação de areia estão sendo usados atualmente nos Estados Unidos. Os separadores não mecânicos, conhecidos como processo de sedimentação, são utilizados para separar a areia do esterco. Uma armadilha de areia é um bom exemplo desse método. Essas armadilhas diminuem a velocidade da descarga em menos de 30 cm por segundo, por um tempo de retenção de aproximadamente um minuto, o que faz com que a maior parte da areia e de estrume se depositem. Essas armadilhas de areia devem ser esvaziadas regularmente, e a areia dessas armadilhas contém alguma matéria orgânica que requer limpeza adicional antes de ser reutilizada. Em geral, sugere-se que as unidades de separação e recuperação tenham 3,6 metros de largura e 90 metros de comprimento, com um meio-fio mínimo da pista de 3,6 metros e uma inclinação do piso da pista de 0,2%.
Separadores mecânicos de estrume de areia também são usados para a separação de areia. O separador usa ar e água para remover os sólidos do esterco, o que permite o reaproveitamento da areia e tem demonstrado eficiência de recuperação de 90% ou mais. Uma vez concluída a limpeza, a areia é movida para uma pilha onde o sol pode secar. Recomenda-se que a areia seja deixada por um mês antes de ser reaproveitada para permitir a secagem completa e a degradação da matéria orgânica remanescente. O tempo de secagem da areia também depende do tamanho da pilha e da recomendação do gerente da fazenda. A areia reciclada deve ser amostrada e avaliada periodicamente. Alguns laboratórios oferecem análises bacterianas que identificam os tipos de bactérias presentes, bem como suas concentrações. Concentrações totais de bactérias de menos de 300.000 unidades formadoras de colônias por grama são consideradas de risco mínimo, enquanto concentrações superiores a 1 milhão de unidades formadoras de colônias por grama são consideradas de alto risco.
* Baseado no artigo Management of Sand Bedding on Dairy Farms: Part II.
* Baseado no artigo Management of Sand Bedding on Dairy Farms: Part II.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: