Mastite de novilha: a prevenção é a chave!
Postado em: 11/08/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
O objetivo final de qualquer programa de manejo de novilhas é desenvolver uma vaca adulta saudável que produza leite de alta qualidade. Este sucesso depende de como as novilhas são tratadas desde o nascimento até o primeiro parto. A mastite é considerada uma das doenças mais significativas e caras em vacas leiteiras e resulta em diminuição da produção e da lucratividade.
Mastite em novilhas raramente é detectada antes do parto, mas poucas fazendas procuram ativamente por uma infecção antes dos bezerros. A mastite subclínica pode ser difícil de detectar porque o leite parece estar normal, mas uma alta contagem de células somáticas está presente. Recomenda-se que todos os produtores usem o California Mastitis Test (CMT) em vacas no pós-parto para detectar mastite em cada trimestre. O CMT oferece uma opção econômica para a detecção precoce da mastite e fornece os resultados mais precisos 5 dias após o parto.
Os produtores também têm outras opções disponíveis para detectar a mastite. O exame microbiológico de amostras de leite pode ser obtido em quartos suspeitos para determinar o tipo de bactéria com a qual cada quarto está infectado. Este exame pode consumir mais tempo do que o CMT, mas também fornece uma avaliação mais aprofundada. Com o aumento das tecnologias, o cultivo em fazendas se tornou mais popular e os custos para fazê-lo diminuíram muito.
O maior fator de risco no desenvolvimento de mastite em novilhas pode estar relacionado à exposição a organismos causadores de mastite. O ambiente em que as novilhas ficam alojadas durante todo o ano pode desempenhar um grande papel na exposição. As novilhas devem ser alojadas em um ambiente limpo e seco com quantidade suficiente de cama. Os animais que têm estrume nas pernas e na área do úbere apresentarão um aumento na incidência de mastite após o parto. Todas as novilhas devem ser tratadas com o mesmo ambiente limpo que o rebanho de ordenha. Esses animais são o futuro da fazenda e em breve fornecerão altos níveis de produção para manter as fazendas leiteiras lucrativas.
Um segundo fator de risco que contribui para a mastite das novilhas é a alimentação dos bezerros com leite residual. Essa prática deve ser desencorajada, a menos que o leite possa ser pasteurizado antes da alimentação. O mecanismo exato de transferência do organismo para o úbere é desconhecido, mas provavelmente está relacionado à colonização da pele do teto e da parte interna das coxas por organismos causadores de mastite. Estudos têm demonstrado que rebanhos leiteiros com alta incidência de mastite também apresentam alta incidência de mastite de novilha.
=> Gostou desse conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Influência do ambiente na ocorrência de mastite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Gostou desse conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Influência do ambiente na ocorrência de mastite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
A prevenção da mastite é baseada na redução da exposição aos patógenos da mastite e no aumento da capacidade de resposta do sistema imunológico das novilhas. A prevenção da mastite em novilhas inclui as seguintes estratégias:
- Controle da mastite no rebanho adulto existente; a mastite contagiosa tem maior probabilidade de se espalhar se houver uma alta incidência de mastite na fazenda.
- Uso de instalações individuais para bezerros pré-desmamados para evitar a sucção.
- Fornecimento de sucedâneo do leite ou leite pasteurizado em vez de leite de descarte.
- Controle das moscas.
- Ordenha de novilhas recém-paridas primeiro usando equipamento de ordenha limpo.
- Novilhas alojadas em áreas com boa cama que estão limpas e secas.
- Considere a implementação de um programa de vacinação contra mastite de novilhas.
Lembre-se de que as novilhas são o futuro de sua fazenda de gado leiteiro. A introdução de novilhas saudáveis e viáveis no rebanho leiteiro ajudará a aumentar a produtividade e a lucratividade no futuro.
* Baseado no artigo Heifer Mastitis: Prevention is the Key!, de Taylor Leach.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: