3 maneiras de maximizar a qualidade do colostro em sua fazenda
Postado em: 15/03/2021 | 4 min de leitura
Escrito por:
Uma avaliação nacional do colostro em fazendas leiteiras nos EUA mostrou que 60% do colostro fornecido a bezerros recém-nascidos é inadequado, fazendo com que muitos bezerros corram o risco de falha na transferência passiva.
Quando os bezerros não recebem anticorpos colostrais de alta qualidade suficientes, eles não adquirem a proteção necessária contra as infecções virais e bacterianas mais comuns encontradas em seu ambiente. Eles também têm maior probabilidade de desenvolver diarreia ou pneumonia e apresentam maior risco de morte.
Os bezerros nascem basicamente imunocomprometidos e o colostro de qualidade dá a seus sistemas imunológicos uma vantagem crítica. Vários estudos mostram que a qualidade do colostro recebido ao nascer pode influenciar os ganhos médios diários, a incidência de doenças e até mesmo a produção de leite na primeira lactação.
O colostro de alta qualidade é normalmente definido como tendo uma concentração de imunoglobulina (IgG) superior a 50 mg/mL, mas esse número pode variar dependendo da raça que você está criando. Para garantir que você está fornecendo o colostro da mais alta qualidade possível, confira essas três recomendações:
1) Implemente protocolos sólidos de vacas secas
A qualidade do colostro começa com vacas saudáveis. Enquanto a saúde do bezerro começa na concepção, os últimos 60 dias de gestação são considerados os mais cruciais para o seu desenvolvimento. Durante esse tempo, uma alimentação adequada, garantindo o conforto da vaca e reduzindo o estresse, ajudará você a ter uma vaca e um bezerro muito mais saudáveis.
Vacinas administradas com segurança no início do período da vaca seca, são outra maneira de manter a mãe saudável e aumentar os níveis de anticorpos encontrados no colostro.Vacas vacinadas durante o período de seca também têm maior probabilidade de entrar na próxima lactação com um sistema imune robusto para combater ameaças de doenças infecciosas.
A maneira mais barata de fornecer boa imunidade a um bezerro recém-nascido é fornecer boa imunidade à vaca seca. Você pode comprar colostro de boa qualidade, mas essa não é a alternativa mais barata. Compensa você gastar bem menos com vacinas para vacas ou novilhas durante o período em que estão secas do que gastar comprando colostro para fornecer ao bezerro ao nascimento.
Seu veterinário local pode ajudá-lo a avaliar as opções de vacinação e desenvolver protocolos de manejo de vacas secas de baixo custo para seu rebanho.
=> Se quiser aprender mais sobre cuidados com bezerros, acesse o curso Aspectos práticos da criação de bezerras leiteiras. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
2) Não negligencie as novilhas
Alguns produtores não usam colostro de novilhas de primeira cria devido à percepção comum de que é de qualidade inferior. Esta pode ser uma prática cara, pois rejeitar todo o colostro das novilhas significa que os produtores precisam substituir o colostro para aproximadamente 40% dos bezerros nascidos.
Frequentemente, presume-se que as novilhas não foram expostas a tantos microrganismos quanto as vacas e, se o colostro dela parecer diferente, pode ser de qualidade inferior. No entanto, fazendas que testam colostro descobrem que muitas novilhas também têm colostro de alta qualidade.
3) Teste o colostro
O colostro pode ser facilmente coletado e avaliado usando ferramentas de medição na fazenda, como um colostrômetro ou refratômetro. Ambas as ferramentas são projetadas para evitar falha na transferência passiva, garantindo que o colostro fornecido seja de alta qualidade. Recomenda-se ter alguns sacos de substituto à mão para compensar qualquer colostro que seja testado e considerado inadequado.
O teste do colostro também pode ajudá-lo a determinar os fatores que se correlacionam com o colostro de melhor qualidade em sua fazenda. Essas percepções permitem que os produtores ajustem as práticas de manejo para garantir que as vacas forneçam o colostro da mais alta qualidade de que são capazes.
Idealmente, cada lote de colostro seria testado e apenas o colostro bom seria fornecido. As ferramentas usadas para medir o colostro não são gratuitas, mas o valor de saber a qualidade do colostro que está sendo fornecido supera significativamente os custos.
Finalmente, recomenda-se fortemente que os produtores consultem seu veterinário e nutricionista local para determinar as medidas de colostro bom, regular e de baixa qualidade em sua fazenda. Esses especialistas também podem ajudá-lo a identificar e implementar protocolos estratégicos de vacas secas para proteger a saúde das vacas e de seus futuros bezerros.
* Baseado no artigo Three Ways to Maximize Colostrum Quality on Your Dairy.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Referências:
Morrill KM, et al. Nationwide evaluation of quality and composition of colostrum on dairy farms in the United States. J. Dairy Sci, 95(7), 3997-4005.
Puppel, K., Golebiewski, M., Grodkowski, et al. (2019). Composition and Factors Affecting Quality of Bovine Colostrum: A Review. Animals : an open access journal from MDPI, 9(12), 1070. doi:10.3390/ani9121070
Arnold M. Colostrum management for dairy calves. University of Kentucky, department of animal and food sciences. Available at: https://afs.ca.uky.edu/dairy/colostrum-management-dairy-calves. Accessed February 10, 2020.
Smith B, Rieger R, Dickens C, et al. Anti-bovine herpesvirus and anti-bovine viral diarrhea virus antibody responses in pregnant Holstein dairy cattle following administration of a multivalent killed virus vaccine. Am J Vet Res. 2015;76(10):913-20.
Durst Phil. Why check colostrum quality? Michigan State University Extension. 2017. Available at: https://www.canr.msu.edu/news/why_check_colostrum_quality. Accessed February 10, 2020.
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: