Melhoramento genético em bovinos leiteiros
Com o objetivo de identificar reprodutores com desempenhos positivos para a produção de leite e outras características de importância econômica, vários programas de melhoramento genético para raças bovinas leiteiras têm sido implementados no país.
O melhoramento genético dos animais domésticos depende, basicamente, da mudança das frequências gênicas, causadas por processos direcionados pelo homem. Tais processos podem ser divididos em dois grupos: seleção e sistemas de acasalamento (onde estão incluídos os cruzamentos).
Neste processo, é de fundamental importância se estabelecer os objetivos de seleção do rebanho, considerando os fatores que estão envolvidos no processo e outras características que podem tornar o sistema economicamente viável.
Também importantes são os dados genômicos, que utilizados juntos aos fenotípicos e genealógicos, têm trazido benefícios expressivos ao melhoramento genético. Assim, a seleção genômica vem ganhando cada vez mais importância.
No mais novo curso online lançado pelo EducaPoint, o Pesquisador da Embrapa e especialista em Melhoramento Animal, Dr. Marcos Vinicius G. Barbosa da Silva, fala sobre parâmetros genéticos como herdabilidade, correlações e repetibilidade, ensina as diferenças entre seleção e cruzamento, como interpretar as PTAs e as confiabilidades de forma correta.
Ele explica também o conceito e aplicação da seleção genômica, o que são marcadores moleculares e porque se constituem em uma poderosa ferramenta no processo de melhoramento genético animal.
Confira abaixo uma videoaula do curso, sobre a importância de se estabelecer os objetivos de seleção:
Participe desse treinamento completo e conheça as formas para aumentar a eficiência de seleção e os ganhos genéticos do seu rebanho!
Mais informações
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082