Peso corporal no primeiro parto: o quanto isso é crítico?
Postado em: 29/10/2021 | 2 min de leitura
Escrito por:
A novilha “ideal” está totalmente crescida quando tem seu primeiro filhote? A criação de novilhas mais novas, para parir mais cedo, é prejudicial à sua produtividade ao longo da vida?
A dança delicada para atingir o tamanho ideal da novilha no primeiro parto foi examinada por uma equipe de pesquisadores da Penn State University e da University of Florida, e publicada no Journal of Dairy Science.
O estudo incorporou dados de 1.110 vacas holandesas do rebanho leiteiro da Penn State e 1.229 vacas holandesas do rebanho leiteiro da Universidade da Flórida. Os dados abrangeram 15 anos, de 2001 a 2016.
As principais medidas do estudo foram:
- Peso corporal nos primeiros 5-10 dias após o primeiro parto;
- Taxa de maturidade, definida como o peso corporal ao primeiro parto como uma porcentagem do peso adulto; e
- Mudança de peso corporal após 30-40 dias na lactação;
- Produção de leite na primeira lactação de 305 dias;
- Produção de leite nos primeiros 24 meses de lactação; e
- Longevidade do rebanho.
=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Um modelo analítico normalizou os dados para contabilizar as variações na fazenda, ano, estação e idade ao primeiro parto.
A análise dos dados revelou:
- Novilhas com 60% do peso corporal no primeiro parto tiveram produção de leite de primeira lactação significativamente maior (média de 10.062 quilos) do que novilhas mais leves (média de 9.799,40 quilos). No entanto, houve grande variação entre esses animais, e nenhuma relação entre peso e produção de leite dentro do conjunto de dados bastante grande de 60% do número total de animais.
- Não houve relação significativa entre o peso corporal ao primeiro parto e a produção de leite a longo prazo (primeiros 24 meses após o parto).
- Novilhas mais pesadas perderam significativamente mais peso corporal no início da lactação do que animais mais leves.
- Em comparação com as novilhas mais leves, as novilhas mais pesadas tinham 49% mais probabilidade de serem abatidas em um determinado momento.
A equipe de pesquisa concluiu que, quando manejadas de maneira semelhante, novilhas que eram mais pesadas no primeiro parto produziram mais leite na primeira lactação, mas perderam mais peso corporal e correram maior risco de serem sacrificadas. Eles também não produziram mais leite a longo prazo.
Os pesquisadores concluíram que o “ponto ideal” para o peso da novilha de primeiro parto parece ser cerca de 73-77% do peso adulto. Eles disseram que as novilhas que parem nessa faixa têm a melhor chance de produzir razoavelmente bem em suas primeiras lactações, sem sacrificar a produção de leite a longo prazo e a vida do rebanho.
* Baseado no artigo Bodyweight at First Calving: How Critical Is It?, de Maureen Hanson.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: