Como as proteínas da dieta da vaca atuam na produção de leite?
Postado em: 06/10/2021 | 1 min de leitura
Escrito por:
Quem trabalha com vacas leiteiras sabe que a dieta é responsável pela maior parte dos custos da fazenda, além de ser um dos fatores mais importantes no desempenho dos animais e, consequentemente, nos resultados da fazenda. Dentre os nutrientes essenciais, a proteína tem um papel de destaque.
As proteínas atendem às exigências por nitrogênio dos microrganismos ruminais e, com isso, permitem a síntese e o crescimento microbiano. A parte que não é degradada no rúmen atende às exigências da glândula mamária para sintetizar a proteína do leite, juntamente com essa proteína microbiana que veio do rúmen. Além disso, ao atender às exigências dos microrganismos, os outros nutrientes da dieta são fermentados, o que leva ao maior consumo de matéria seca. Essas duas coisas juntas fornecem à glândula mamária os outros nutrientes necessários para formar todos os componentes do leite.
Além dessa questão produtiva, os aminoácidos também interferem na saúde, reprodução do animal, o que garante que ele fique mais tempo no rebanho, gerando novas bezerras.
Assim, fica clara a importância da proteína no desempenho e na longevidade dos animais no rebanho. É importante termos isso em mente, pois a proteína é um ingrediente caro. Por isso, embora seja possível manipular a dieta quando há um aumento de custo, não se pode esquecer da importância desse nutrientes na dieta das vacas.
Justamente por isso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Atualidades na nutrição proteica de vacas leiteiras. Nesse curso, a Professora da Universidade Federal de Lavras, Marina Danés, discorre sobre as atualidades na nutrição proteica das vacas de forma sucinta e direta.
O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: