Por que o sêmen sexado possui taxas de concepção inferiores ao sêmen convencional?

Postado em: 12/07/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
O sêmen sexado é aquele capaz de produzir descendentes machos ou fêmeas de forma proposital, para que possa, dessa forma, atender ao interesse do produtor. Esse sêmen possui quase que exclusivamente espermatozóides portadores do cromossomo X ou Y (que darão origem ao sexo feminino ou masculino, respectivamente).
 
A principal vantagem do uso do sêmen sexado é justamente a possibilidade de escolha do pecuarista de forma que atenda aos interesses do seu negócio. Além disso, o sêmen sexado proporciona maior intensidade de seleção, o que ajuda a acelerar o melhoramento genético do rebanho e a reduzir a incidência de partos distócicos, uma vez que nascem mais fêmeas, que normalmente são mais leves e menores que os machos.
 
Porém, essa tecnologia também tem algumas limitações. Uma delas é o preço elevado, que é devido ao fato de o processo de produção ser lento (uma máquina produz apenas 150 a 200 doses de sêmen sexado por dia). A segunda é a taxa de concepção que, no caso do sêmen sexado, é entre 10% e 20% menor em relação ao sêmen convencional.

Leia mais: Sêmen sexado: é viável utilizar?
 
Por que o sêmen sexado possui taxas de concepção inferiores ao sêmen convencional? 
 
Um dos motivos está relacionado à forma como o sêmen sexado é produzido, através da citometria de fluxo, que consiste na separação dos espermatozoides baseado na diferença de conteúdo de DNA dos cromossomos X e Y. Os espermatozoides são submetidos a um corante fluorescente que adere ao DNA. Em seguida, passam em um aparelho (citômetro de fluxo) capaz de identificar e separar as células de acordo com o grau de fluorescência emitida. Esse processo tem 90% de acurácia, mas também pode ter efeitos prejudiciais aos espermatozoides.
 
Outro motivo é que pode haver menos espermatozoides na paleta do sêmen sexado em comparação à técnica convencional, o que também contribui para reduzir sua eficiência. Outro fator que parece influenciar é o fato de os espermatozoides do sêmen sexado sobreviverem por um tempo menor no aparelho reprodutivo da fêmea. Ainda, observou-se que os embriões do sêmen sexado tinham um desenvolvimento inferior. Dessa forma, a janela de inseminação com sêmen sexado é um pouco mais estreita do que a do sêmen convencional, de forma que é preciso que haja um manejo mais cuidadoso e uma maior precisão na detecção do estro.
 
Por estes motivos, recomenda-se que a paleta sexada seja utilizada na primeira e na segunda inseminação de novilhas nulíparas ou em matrizes que apresentam sinais claros de estro e alta performance. Além disso, deve-se cuidar para evitar inseminar fêmeas com estresse térmico
 
Vale destacar que a perspectiva é de que, com o aumento do uso do sêmen sexado, a tecnologia vá se aprimorando cada vez mais, tornando-se de qualidade cada vez mais próxima do convencional.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP