Do pasto ao compost barn: confira um exemplo bem-sucedido de transição
Postado em: 01/10/2020 | 2 min de leitura
Escrito por:
A Fazenda Arsego, do produtor Eleandro Arsego, por muitos anos produziu leite em um sistema intensivo de pastejo. Contudo, em um determinado momento, o produtor sentiu a necessidade de fazer uma transição no sistema, escolhendo o Compost Barn como opção.
Localizada em Xanxerê-SC, a propriedade chegou a alcançar 3 mil litros diários, com 137 vacas em lactação após o início do trabalho dos técnicos da Cooperideal em 2010. Nos quatro anos seguintes, o trabalho concentrou-se na melhoria da produtividade e qualidade das forragens, com a implementação do pastejo rotacionado e irrigado, além de suplementação alimentar em períodos de menor oferta de forragem. Assim, foi possível aumentar a lotação da área e, em 2014, a produção chegou a 5.000 litros/dia, com 200 vacas em ordenha.
No entanto, a maior lotação também piorou as condições de conforto dos animais, impedindo que os mesmos expressassem seu máximo potencial produtivo. Foi quando os proprietários reavaliaram o sistema de produção e optaram por confinar os animais.
Eleandro conta que tiveram certa resistência a confinar os animais no início, fazendo o processo gradual, com a construção de um galpão para os animais nas horas mais quentes do dia, deixando as vacas no pasto à noite. Porém, essa medida levou a um aumento na produção de leite, de forma que eles optaram por confinar os animais durante o dia e durante a noite, alcançando mais aumento de produção com a mesma quantidade de alimentos fornecidos.
Hoje, 300 vacas em lactação são mantidas em Compost Barn, e o sistema chegou a produzir 10 mil litros diários, e o produtor avalia positivamente a decisão da mudança.
=> Para conhecer a fundo o processo de transição da Fazenda Arsego, confira o conteúdo do curso gravado a campo Produção intensiva de leite: do sistema de pastejo para o compost barn. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único.
Confira alguns dos benefícios alcançados com essa transição:
- Aumento do bem-estar dos animais, pois os sistema compost barn fornece um ambiente realmente bastante favorável para isso;
- Redução na incidência de mastite, devido ao fato de as vacas não terem contato com lama ou barro, como acontecia quando o sistema era a pasto;
- Redução da contagem de células somáticas (CCS) e no número de tratamentos clínicos;
- Aumento significativo na produção de leite;
- Benefícios à sanidade dos animais;
- Animais mais vistosos.
O que limita a fazenda a aumentar o número de animais no sistema compost barn é a sala de ordenha, que permite a ordenha de 10 animais por vez, tornando o processo demorado conforme aumenta o número de animais. Porém, a ideia é ampliar essa capacidade de ordenha e dobrar o rebanho atual.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082