Vacas comendo pedras, papel, plástico: o que fazer?
Postado em: 09/02/2021 | 2 min de leitura
Escrito por:
Um dos sinais mais comuns de deficiências minerais em vacas leiteiras é o desejo de comer coisas que não têm nenhum valor nutricional, como pedras, papel, plástico. Quando isso acontece no nível do rebanho, é necessário tomar alguma atitude.
Lembre-se de sempre estar atento aos estressores subjacentes que afetam a saúde ruminal. Assim como todo animal, o intestino é fundamental para uma boa produção e saúde. Assim, se houver algum animal exibindo este comportamento, é preciso garantir que nada tenha afetado a saúde intestinal.
Quais são as principais razões para este comportamento das vacas?
1) Deficiência de sódio
O baixo teor de sódio certamente é um fator para esse comportamento em vacas. Pastagens com alto teor de potássio (chorume, fertilizante) levam ao risco de deficiência de sódio. O baixo teor de sódio também pode ser um fator em que vemos vacas lambendo urina ou paredes. A pastagem no início do verão pode ter menos sódio, então é preciso estar atento a isso.
O sal (sódio) é um mineral muito interessante para os ruminantes, uma vez que é auto-regulado, ou seja, as vacas só consomem quando precisam. Portanto, a sugestão seria oferecer sal aos animais e ver sua reação.
=> Aprenda muito mais sobre este tema no curso Índices zootécnicos: nutricionais e de manejo alimentar. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
2) Baixa fibra
Todos nós sabemos a importância das fibras na dieta dos ruminantes. É o alicerce para uma boa saúde e função ruminal. Quando atingimos o pico de crescimento do pasto no início do verão, pode acontecer de a pastagem ter um baixo teor de fibra. Além disso, a dieta pode estar desequilibrada, com quantidade inadequada de fibra sendo oferecida aos animais. Isso pode afetar a saúde e o funcionamento do rúmen. Muitas vezes podemos ter outros problemas com isso, como por exemplo, queda de produção de gordura no leite e fezes mais moles.
Assim, a sugestão é oferecer aos animais acesso a alguma fibra, equilibrando sua dieta.
3) Baixo fósforo
Foram registrados casos em que a vaca exibe este comportamento, mas que os exames não mostraram deficiência de sódio e não havia problemas de ingestão de fibras. Outro fator que pode estar contribuindo para este comportamento é a baixa ingestão de fósforo, que pode ficar em níveis baixos nas pastagens em algumas épocas do ano.
Assim, é necessário fazer a suplementação deste mineral, mas tendo em mente que leva tempo para elevar o fósforo no sangue e geralmente levará de 10 a 14 dias antes de você ver uma resposta à suplementação.
É extremamente necessário entender a biologia e a fisiologia normais dos animais, de forma que, quando surgirem problemas, tome-se uma ação rápida e seja investigada a razão disso. Não é normal que as vacas estejam mastigando plástico ou pedras. Aja cedo para interromper os impactos na saúde e no desempenho do rúmen. Investigue esses problemas e tome medidas.
* Baseado nos artigos Cows eating stones, ditches, plastic and briars (PICA), de Tommy the vet, e Pica in dairy cows – what is it and how best to treat it, da Agritec.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: