PASTAGENS E FORRAGICULTURA

CORREÇÃO E ADUBAÇÃO DO SOLO DA PASTAGEM

01 hora e 48 minutos

Certificado digital

de 246 avaliações

Por que participar deste curso?

Quando pretende-se trabalhar com sistemas produtivos baseados em pastagens, é fundamental avaliar a viabilidade técnico-econômica da intensificação do solo da pastagem, através das práticas de correção e adubação.

Um programa de manejo da fertilidade do solo da pastagem é composto por diversas etapas. A primeira delas é conhecer as características da área, através da amostragem do solo e correta interpretação das análises. Em seguida, iniciam-se as etapas de correção e adubação.

Para cada tipo de solo, são necessárias doses diferentes de corretivos e adubos, os quais devem ser aplicados respeitando as etapas do programa. Por exemplo, a adubação nitrogenada é a última etapa de um programa de correção e adubação do solo da pastagem, uma vez que o nitrogênio é o modulador da produção. Além de ser o nutriente que mais se perde nas adubações, é o mais caro também, representando acima de 50% do custo do programa.

É muito comum ver áreas em que foi realizada apenas a aplicação de nitrogênio, sem realizar a correção do solo e equilíbrio dos demais nutrientes. Isso gera grandes perdas para o sistema, e não permite maximizar a resposta ao nitrogênio. Como exemplo, é possível que a aplicação de 1 kg de nitrogênio no solo da pastagem gere uma resposta da planta de 15 kg de MS, da mesma forma que esse mesmo 1 kg pode resultar numa produção de mais de 50 kg de MS, quando empregado seguindo um programa estruturado.

Neste curso, os instrutores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, especialistas no assunto, ensinam como planejar e executar programas de manejo da fertilidade de solos, explicando a dinâmica de cada nutriente no sistema da pastagem. Assista e saiba como maximizar os resultados produtivos em sistemas baseados em pastagens!

Kit sbm - software balanço de massa

Adquira aqui o software para calcular correção e adubação de solos da pastagem em sistema de produção de gado de corte e leite utilizando o modelo de balanço de massa.

Com mais de 20 anos de experiência, o Prof. Adilson de Paula Almeida Aguiar (FAZU- Uberaba) lançou este manual de interpretação de resultado de análise do solo e planta forrageira, e toda dinâmica de ciclagem de nutrientes em pastagem para construção do modelo de balanço de massa. Toda essa experiência foi consolidada em um manual impresso em forma de livro e um software de cálculo de correção e adubação de pastagem.

O software está disponível no link:  Software SBM.

Material que acompanha o kit com o DVD:
-Manual impresso com a parte teórica "Interpretação de resultados de análises de solos e de planta e recomendações de correção e adubação de solos da pastagem com base no modelo de balanço de massa".
-Instalação do software SBM no notebook com uso por prazo indeterminado. Não há mensalidade e/ou anuidade a serem pagas para utilização do software.

Este Software é um produto da Consupec consultoria e planejamento pecuário LTDA. e Innvent Soluções Tecnológicas, comercializado em parceria pela rede AgriPoint.

Todo o suporte técnico para utilização do Software deverá ser realizado pela equipe da Consupec, através do contato:

E-mail: suporte@innventec.com.br
Telefone: (62) 3932-1105

Autores do software: Adilson de Paula Almeida Aguiar; e Mateus Contatto Caseta.

Desenvolvedor: Sebastião José de Souza Neto

Módulos do conteúdo

Introdução

Análise do solo e correções de nutrientes

Modelo de balanço de massa

Icone de calendário

Lançado em: mai/2017

Especialistas do conteúdo

Adilson de Paula Almeida Aguiar

Adilson de Paula Almeida Aguiar

Prof. e Pesquisador da FAZU, especialista em solos e manejo de pastagens
Mateus Contatto Caseta

Mateus Contatto Caseta

Professor da FAZU e consultor em sistemas pecuários

Acesse esse e todos os outros conteúdos por apenas:

R$ 74,90 ao mês

INVISTA NO SEU FUTURO!
Ícone para teste

O maior conjunto de aulas sobre produção de leite e corte no Brasil, agora com um foco crescente em sustentabilidade aplicada, bem-estar animal, pecuária 4.0 e gestão e desenvolvimento pessoal, cobrindo uma lacuna  de formação de técnicos e produtores.
Comece pelo teste grátis de 7 dias!

Conteúdos relacionados

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP